A boa relação entre a empresa e seu ambiente de negócios é fundamental para sua permanência e sucesso no mercado. No entanto muitas empresas não dão o devido valor a essa análise e, acabam por perder espaço para a concorrência ou, até mesmo, desaparecer do mercado. Nesse sentido, a empresa deve “entender o que está acontecendo em seu ambiente de negócios; responder e adaptar-se à mudança ambiental”. Analisar o ambiente e saber lidar com as informações que esta análise proporciona é fundamental para a consolidação da empresa.
Análise SWOT, sigla em inglês para as palavras strenghs (potencialidades ou pontos fortes), weaknesses (fraquezas ou pontos fracos), opportunities (oportunidades), e threats (ameaças). A análise SWOT é conhecida em português por FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
A análise SWOT oferece uma estrutura útil para avaliar uma organização e seu ambiente de marketing, ao permitir ver as principais questões ambientais como oportunidades e ameaças a enfrentar. Os fatores externos são listados lado a lado com as forças e fragilidades internas.
Essa analise permite à empresa visualizar, ao mesmo tempo, seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do ambiente, conforme abaixo:
POTENCIALIDADES: São os pontos fortes da empresa, identificados por meio da análise de seu ambiente interno.
FRAGILIDADES: São os pontos fracos da empresa, identificados por meio da análise de seu ambiente interno.
OPORTUNIDADES: Situações ou acontecimentos em que a empresa pode ser bem sucedida ao atender os consumidores. São identificados por meio da análise do ambiente externo da empresa.
AMEAÇAS: Desafios decorentes de tendências e/ou acontecimentos externos da empresa.
Percebe-se, que as potencialidades e fragilidades estão dispostas lado a lado, assim como as oportunidades e ameaças. Essa disposição permite melhor análise e compreensão dos quatro componentes do SWOT, os quais, juntos, proporcionam visão diferenciada da empresa a seus gestores e fazem a diferença, no que diz respeito às decisões relativas ao marketing.
Uma oportunidade no ambiente externo só pode ser explorada se a organização tem as potencialidades ou forças internas necessárias para isso. Se, por conta de fragilidades internas, a organização não for capaz de aproveitar uma oportunidade, talvez o mais recomendável seja “tirar o time de campo”.
Por isso, os termos “oportunidades” e “ameaças” não devem ser vistos isoladamente, e sim, avaliados no contexto dos recursos da organização e de sua capacidade de explorá-los”.
Para melhor compreender a relevância e contribuição da Análise Swot para a empresa, discutiremos os principais pontos de destaque dos quatro componentes.
Oportunidades
As oportunidades devem ser analisadas de acordo com sua atratividade e probabilidade de sucesso, a saber:
• Atratividade: Diz respeito a quanto essa oportunidade significa para a empresa, como potencial do mercado, margens de lucro oferecidas, taxas de crescimento e outros fatores.
• Probabilidade de sucesso: Está associada, normalmente, à junção dos fatores de atratividade aos recursos financeiros e outros recursos da empresa, os quais podem ou não possibilitar seu aproveitamento.
A análise de oportunidades contribui para que a empresa possa avaliar a si mesma.
O sucesso de uma organização depende não só de as características de seus negócios atenderem aos requisitos-chave de êxito na operação em mercados-alvo, mas também de superarem os pontos fortes dos concorrentes. A simples competência não constitui uma vantagem competitiva. A empresa de melhor desempenho será aquela que gerar o maior valor para o cliente e que sustentar esse valor ao longo do tempo.
Percebe-se, neste momento, que a análise das oportunidades de negócio pode mostrar à empresa, na verdade, as suas fragilidades em relação à concorrência.
Ameaças
As ameaças são analisadas levando em consideração sua gravidade e a probabilidade de sua ocorrência.
• Gravidade: está relacionada ao prejuízo que essa ameaça pode causar à empresa e se esse dano é relevante.
• Probabilidade de ocorrência: está relacionada à chance de que essa ameaça efetivamente aconteça.
uma ameaça ambiental é um desafio imposto por uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, à deterioração das vendas ou dos lucros.
Potencialidades
São os pontos fortes da empresa, identificados por meio da análise de seu ambiente interno. As potencialidades demonstram o quanto a empresa possui competência, capazes de posicioná-las de forma competitiva frente aos seus concorrentes.
Fragilidades
São os pontos fracos da empresa, identificados por meio da análise de seu ambiente interno e que demonstram os gaps, ou distâncias de performance frente aos seus concorrentes. Empresas com fragilidades evidentes devem corrigi-las para evitar perdas frentes aos seus concorrentes.
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