Meta.jpeg

O criador do Facebook não para de inovar e criar novas ferramentas nas redes sociais.  O próximo passo do Ceo é revolucionar a tecnologia e as interações sociais através do Metaverso. A palavra tem origem grega e significa “Além do universo''. Para Zuckerberg o metaverso é o futuro da internet, ele acredita tanto nessa ideia que até mudou o nome da sua empresa para Meta. Outras empresas de tecnologia estão investindo milhões nesse novo sistema de interação. Mas afinal o que é o metaverso? Imagine poder interagir com pessoas em um mundo totalmente novo e digital, como um jogo online, apesar de parecer uma ideia já antiga, vista em simuladores como de The Sims (2000)  ou Second Life (2003), a proposta de Zuckerberg é além de jogar algumas horas, mas sim, poder teletransportar as pessoas como hologramas para esse novo  mundo, por exemplo ir ao escritório sem precisar se locomover de verdade, ou assistir um show da Lady Gaga com amigos dentro do seu quarto, como se você estivesse lá.

Para acessar e se teletransportar para essa nova realidade, acredita-se que os usuários terão de usar óculos, capacete e fones de ouvido de realidade virtual, assim podendo tornar a experiência mais imersiva.

O metaverso também será utilizado na ciência e medicina, porque tamanha conectividade e tantas facilidades de interação e colaboração científica, permitiriam por exemplo, especialistas do mundo todo poderiam se reunir em uma  única sala de operação virtual.

É ficção científica do cinema que  já conhecemos de hologramas e realidade virtual, como em Star Wars (1979) De volta para o Futuro (1985) e Matrix (1999), na vida real. Apesar das maravilhas que essa tecnologia irá nos proporcionar, ela demorará alguns anos para acontecer, pois os aparelhos e conexões a internet que ainda temos, são considerados “primitivos” e os processadores de dados não conseguem suportar um universo tão grande.   

 

Gostou desse texto? Deixe suas ideias e feedback nas nossas redes sociais.