Inovação é o processo de se fazer algo novo que melhore a vida das pessoas ou, em outras palavras, algo novo que gere valor para alguém. Por exemplo, os aplicativos de taxi são uma inovação na área de mobilidade urbana, pois tornaram o serviço mais acessível e facilitaram a conexão entre passageiro e taxistas.
Mas inovação não precisa ser algo inédito, que nunca foi feito – pode ser uma coisa (metodologia, tecnologia, produto, serviço etc.) que já exista em algum lugar, mas que é nova no seu negócio. Por exemplo, se você passa a usar computadores para automatizar um processo que antes era feito de forma manual, está inovando, pois passa a aumentar a produtividade e segurança desse processo, melhorando assim os resultados do negócio.
No entanto, nem toda inovação é igual, elas podem causar diferentes impactos no mundo. Algumas inovações mudam completamente o modo como fazemos algo, como é o caso do carro, avião, computador, telefone, waze… e são chamadas de Disrupção . Outras inovações melhoram gradativamente o que já existe, como é o caso da evolução do avião desde a sua invenção até os dias atuais – essas inovações graduais são chamadas de Incrementais.
Quando falamos em inovação uma pergunta sempre vem a tona. Por que as empresas que inovam constantemente são as que melhor conseguem ser bem sucedidas?
Podemos entender a inovação nas empresas como o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, a descoberta de maneiras de conquistar novos mercados ou a sugestão de novos usos criativos para os itens já existentes e ofertados pela organização. Assim sempre se atualizando, sendo uma inovação incremental, produto, marketing, modelo de gestão, entre outras.
Um exemplo de todo esse processo é o Whatsapp, pois quando um aplicativo que revolucionou todo o tráfego de SMS chega a 500 milhões de usuários mensais ativos. O modelo de negócio tem tantas implicações por ser mobile e social que atacou também o conceito ortodoxo de rede social, tanto que foi adquirido “por segurança” pelo Facebook.