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Você já deve ter percebido por aí como algumas empresas fazem muita questão de deixar claro para os clientes como estão engajadas com a sustentabilidade, e como seus produtos são “verdes”, eco-friendly, 100% naturais, dentre tantas outras expressões “da moda”.

É um infindável discurso de “produtos amigos do meio ambiente”, “nossa produção não agride a natureza”, “usamos apenas materiais recicláveis” e podemos ver até propagandas pagas destinadas apenas à transmissão dessas informações.

Mas por que elas fazem isso? Estamos falando do marketing verde, e vamos explicar aqui não só por que elas fazem, mas por que você também deveria começar a investir nessa estratégia de marketing para a sua empresa.

A preocupação ambiental não é apenas para o planeta, mas também para os resultados financeiros de uma organização.

Podemos dizer que o marketing sustentável é uma forma de marketing que considera os impactos ambientais e sociais de suas operações. Ele incorpora sustentabilidade em todos os aspectos da tomada de decisão, desde o design do produto até a distribuição, publicidade, atendimento ao cliente e muito mais.

Para estar de acordo com o marketing ambiental, o empreendimento deve ser:

Ecologicamente correto, econômicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Ou seja, como falamos antes, percebe-se a necessidade de responsabilidade não somente ambiental, mas econômica, social e cultural.

Além disso, a empresa deve dar total atenção a algumas letrinhas.

Os 3 Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar e os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance).

Investindo nesses aspectos, a empresa não somente irá economizar energia e dinheiro nos processos produtivos, mas ajudara para um meio ambiente saudável.