WhatsApp Image 2023-03-28 at 21.48.51.jpeg

 

As mídias Out of Home podem ser definidas como o conjunto de mensagens e ações publicitárias capazes de atingir o seu público fora de suas casas. Se você acha que os cartazes, pilares informativos e outdoors são coisa do passado para o marketing, saiba que está parcialmente correto.

Esses e outros formatos similares de divulgação são realmente muito antigos e nos ajudam a entender o que é Mídia Out of Home, mas a verdade é que a OOH ainda tem seu lugar no presente e promete continuar fazendo um tremendo sucesso no futuro.

O maior destaque do momento, porém, é a DOOH, ou Digital Out of Home uma pequena variação da OOH que descreve o uso de monitores digitais para exibição dos anúncios. Segundo a pesquisa Global Digital Out of Home Market, em 2022, esse mercado ultrapassaou os 5 bilhões de dólares.

Também se engana quem pensa que esses espaços publicitários só atendem às empresas tradicionais de bens de consumo. Os grandes players da internet, por exemplo, já perceberam a importância de firmar seu espaço nas ruas, e os impactos são ainda maiores quando esses dois mundos se combinam.

Ainda não se convenceu? Não se preocupe, pois ainda temos vários conceitos, dados e cases para provar de uma vez por todas que a Mídia Out of Home é uma das grandes estrelas do marketing de todos os tempos! Continue a leitura e confira!

O que é Mídia Out of Home?

O principal objetivo da Mídia Out of Home é alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias ou em espaços públicos, como praças, shoppings, parques e exposições. Podemos definir a Mídia Out of Home, então, como o conjunto de mensagens capazes de atingir o consumidor fora de suas casas.

O exemplo mais icônico da OOH é a Times Square. A famosa intersecção comercial de Nova York já abriga mais de 50 painéis digitais funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano, e o preço de exibição para cada polegada quadrada neles não sai por menos de 5 mil dólares ao mês.

O nome Times Square surgiu com a chegada do jornal “The New York Times”, época em que os seus proeminentes painéis luminosos começaram a ser instalados e as ruas ganharam uma nova paisagem que só se fortaleceu ao longo da história. A Coca-Cola é uma das veteranas do local, marcando presença desde a década de 20.

Qual seu Poder de impacto?

Na atualidade, o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias adotadas por empresas dos mais variados setores, por ser uma solução engenhosa para atrair o consumidor moderno, que desfruta da liberdade de consumir as informações que quiser, no momento em que desejar.

Nesse cenário “on demand”, com bloqueadores de anúncios e comerciais que podem ser facilmente ignorados, a publicidade externa também surge como uma alternativa para as marcas se manterem presentes no dia a dia das pessoas, ainda que de maneira interruptiva.

 

Quais os principais formatos de mídia Out of Home?

Os pôsteres e outdoors, sem dúvidas, são os mais conhecidos, mas existem vários outros formatos de mídia Out of Home que podem ser utilizados por empresas que desejam deixar a sua marca nas ruas.

 

Formatos tradicionais

outdoor: muito comum em avenidas e rodovias, o outdoor é o tradicional painel de madeira ou metal feito para abrigar um anúncio impresso em papel ou lona;

pôsteres: um dos formatos mais simples e acessíveis, os pôsteres são impressos em papel, lona ou materiais similares, geralmente pendurados em fachadas de comércios;

backlight: muito comuns em bares e outros tipos de comércio noturno, os backlights são estruturas com iluminação interna feitas para anúncios impressos em material translúcido;

frontlight: semelhante ao backlight, o frontlight se difere apenas por apresentar iluminação frontal externa focalizada no anúncio impresso;

backbus ou busdoor: são os anúncios fixados na traseira dos ônibus.

 

Formatos menos tradicionais

empena: grandes espaços para anúncios disponíveis em edifícios com paredes sem janelas. É um formato famoso em grandes centros comerciais, mas não é tão comum por ser proibido em alguns municípios;

mídia de projeção: em vez de gastar vários quilos de papel ou lona imprimindo um grande anúncio, por que não projetá-lo em painéis limpos ou em fachadas de prédios? Além de sustentável, essa mídia chama muita atenção;

painéis digitais: eles já são frequentes em capitais e grandes cidades, mas ainda não ganharam muita força nos pequenos municípios. A expectativa, porém, é que esse quadro mude em breve;

painéis interativos: monitores de alta definição com acesso à internet e viabilidade para inovações tecnológicas como anúncios em 3D e realidade aumentada são a principal tendência das mídias Out of Home.

 

E uma das grandes inovações da Mídia OOH é telas em elevadores. Uma solução de comunicação fácil, ágil e digital para conectar síndicos e gestores prediais com seus condôminos e moradores. Praticidade e Agilidade nas atualização de informações, recados e lembretes do condomínio de forma fácil e em tempo real em todas as torres ao mesmo tempo.