WhatsApp Image 2022-11-25 at 15.04.41 (1).jpeg

 

O mercado é constituído por consumidores diferentes, os quais possuem necessidades, desejos e expectativas variadas sobre os produtos. Dessa forma, atender a todos é muito complicado, principalmente, em se tratando de empresas que possuem diferentes linhas de produtos. Além disso, os consumidores estão a cada dia mais exigentes, para satisfazê-los e se destacar da concorrência, a empresa precisa conhecer bem seu comportamento e desenvolver produtos e serviços voltados para o perfil de seu público-alvo.

Nesse sentido, é importante conhecer o mercado e o comportamento de compra do consumidor, com o objetivo de identificar compradores com características semelhantes e agrupá-los em categorias. Essa divisão do mercado consumidor, em grupos menores com características semelhantes, é a Segmentação de Mercado, o qual, segundo Marcos Henrique Nogueira Cobra, “possibilita formulações estratégicas e táticas, visando atender de forma mais ampla e dirigida às expectativas, necessidades e desejos de consumo de cada segmento de mercado”.

 

A Segmentação de Mercado possibilita formulações estratégicas e táticas, visando atender de forma mais ampla e dirigida às expectativas, necessidades e desejos de consumo de cada segmento de mercado.

 

Para segmentar um mercado, a empresa dispõe de uma variedade de abordagens, também conhecidas por bases de segmentação do mercado. Elas auxiliam a empresa a dividir o mercado em grupos menores, de acordo com a preferência dos consumidores. Ao escolher uma base para segmentação, a empresa deve levar em consideração alguns critérios. Não é comum as empresas trabalharem com uma só base para a segmentação de seu mercado, normalmente elas utilizam mais de uma, de forma integrada.

São várias as bases para segmentação do mercado e cada uma delas possui forças e fraquezas. Dentre as várias bases para segmentação de mercado existentes, podemos destacar, as bases demográficas, as bases socioeconômicas, as bases psicográficas e as bases situacionais.